Meu Maior Ato de Coragem


Logo que li o tema da postagem coletiva do Projeto Vai um Café, grupo do Facebook que faço parte já sabia qual foi meu maior ato de coragem logo de cara, nem foi preciso pensar muito a não sobre falar ou não afinal, é um tema polêmico ainda hoje.


Meu Maior Ato de Coragem...


Faz agora mais de 10 anos, Eu decidi que queria morrer, planejei meios, modos e por fim descobri a melhor forma, escrevi uma carta e me preparava para o dia mas, por algum motivo eu entrei na igreja deixando uma dessas correntes de email que você tinha que imprimir um tanto de cópias e distribuir e ai teria seu pedido realizado, fiz isso numa ultima tentativa nem sei porque mas quando entrei na igreja para deixar a corrente uma mulher estava lá sentada em um dos bancos me viu pondo os papeis lá e perguntou o que eu estava fazendo e do nada fui falando tudo, despejei toda a minha a ela, uma completa estranha.


Então ela disse que era espirita e psicóloga e que poderia me ajudar, me ofereceu uma terapia em grupo gratuita ali na igreja e eu relutei mas acabei por aceitar...


E então eis meu primeiro ato de coragem ,continuar a viver porque viver é sim um ato de coragem.


Cada dia é um desafio, uma luta, e mesmo assim respiro fundo e penso "Quero viver, vai valer a pena".



Também me lembro da época que sofri bullying, foi bem pesado, não foram apenas brincadeiras,foram humilhações constantes principalmente por parte dos meninos,



Com isso eu fiquei traumatizada, tinha medo dos homens, medo de tal forma que não conseguia entrar numa loja que tinha atendente homem, eu tremia, nem conseguia olhar no olho, foi terrível de fato e então um dia eu cansei disso, tomei coragem e rezei (sim eu bruxa rezei a Deus) e pedi para que me mandasse um amigo homem para me ajudar a me livrar do meu medo e duas semanas depois eu mudei de escola(meus pais mudaram né) e encontrei um menino, eu nem sabia porque mas não sentia medo perto dele e sim, logo lembrei da minha oração.


Bem, saímos de férias e quando voltamos alguém de-repente me abraça por trás, levo um susto claro porque nunca,NUNCA MESMO ninguém havia me abraçado, eu sempre tive medo de qualquer contato mas ai eu ouvi a voz dele e ele dizendo que estava com saudades (primeira e única vez na vida) e eu desmanchei, me entreguei e então, todos os dias ele vinha e me abraçava sem falar nada e ainda não conseguia olhar direito pra ele e então contei tudo pra ele e ele? Foi a pessoa o ser mais carinhoso do mundo  me ajudou, chegando ao ponto de dançar comigo na minha formatura e tive ai meu segundo maior ato de coragem...


Enfrentar meu medo, meus demônios e deixar alguém entrar no meu coração.


Mas sabe qual é o meu maior ato de coragem? O de acreditar em mim mesma mesmo quando ninguém acredita,porque eu sei quem eu sou, meus sentimentos, o que passei e quanta coragem preciso ter para viver, para querer levantar porque cada dia é uma luta diária.


PS: Faço esse post em meio a uma situação difícil e triste e rezando para ter coragem de enfrentar o que vai vir a seguir porque eu sei como vai ser e tenho medo de quando vai ser a minha vez de passar por isso, que eu tenha a coragem de passar por mais essa fase da vida.


PS2: Lembrei de outra coisa...da coragem que é preciso para não ser como os outros querem mesmo com medo de estar errada e se ferrar, quero continuar sendo eu mesma mesmo quando tudo e todos dizem ser errado no meu coração eu continuo ouvindo "continue".


Coragem, o que vem a ser ela? não ter medo de nada ou mesmo tendo medo seguir em frente? eu continuarei com medo mas buscando meios de os enfrentar e assim conquistar a minha liberdade, aquela que faz meu coração sorrir que só eu sei o que e onde é.


"Porque viver seria uma grande aventura".


 


 

14 Comments

  1. Aaaaaah amiga, que texto lindo <3
    Sei bem o que é isso tudo, mesmo nunca tendo feito terapia, tendo diagnóstico sei que já tive depressão numa época por conta de assedio moral no trabalho e acredito que tenha distimia pois tem dias que nao consigo me mexer. Eu preciso ter tudo anotado, prazos pq senao nao saio mesmo do lugar. Legal é que as vezes me da a louca e saio fazendo tudo o que tem direito HAHA
    Tb já sofri bullying, mas assim que mudei de escola fiz amigos maravilhosos que tenho até hoje. Felizmente meus pais me ensinaram a ter força, nao me deixaram ficar chorando, até brigavam comigo rs
    Mas viver é uma coisa maravilhosa e quer saber? Tem mil formas de viver, vc não precisa ir a baladas, ficar bebadas e nem ter ficantes para ser feliz. Vc só precisa encontrar o que ama e se amar tb. Sei do seu amor pelas suculentas e isso é uma forma de viver. Infelizmente as pessoas tem a mania de ditar regras pra ser feliz e isso não está certo.
    Beijo grande flooooor
    Te cuida

    ResponderExcluir
  2. Sim Pri, acho que como disse já, nós do grupo temos muito em comum até no que vivemos e passamos nas nossas vidas.
    E sim, gosto alias de plantas, quero aprender mais, vou fazer curso ainda mais quero aprender de um tudo sabe, to pensando até em fazer terrario ...
    Eu também sou assim, por vezes fico travada sem fazer nada, dai do nada saio fazendo tudo é bem por ai...
    Distimia..é, tem que ler no blog falei sobre heheheeee
    Muito obrigada pelas palavras viu de verdade
    Beijo e abraço grandeeeeee
    PS: Viver vicia

    ResponderExcluir
  3. Li seus relatos e cheguei até a me emocionar. Assisti a série 13 Reasons Why esses dias e tive que pensar muito no fator depressão e a influência dele na vida das pessoas. Eu sofri todo o tipo de zoeira possível e só não passei por abuso sexual por saber me defender fisicamente. Tudo isso contribui. Aqui na Alemanha passei por poucas e boas e me fechei em uma bolha de solidão durante meses. Só chorava, não queria conversar sobre... foi difícil. O que me ajudava era tentar encontrar um lado positivo em tudo, nem que fosse somente 1 comentário de alguém por dia.
    É complicado o ato de buscar ajuda, exige demais da gente como pessoa. Te desejo força para aguentar tudo isso vivendo... Concordo 100% contigo, de que viver já é em si o maior ato de coragem de todos.
    Te desejo MUITA paz, saúde, luz, amizade, amor... tudo o que tu desejares! Tu mereces!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Seja sempre otimista e forte Fer. O momento agora é você ser forte e encontrar força até onde não imagina. Estamos orando para que tudo dê certo!

    ResponderExcluir
  5. Bruna,
    Primeiro, obrigada pelas suas palavras e segundo..sabe que eu só não sofri abuso por pura sorte? foi por muito pouco mesmo e até hoje não acredito na sorte que eu tive sério.
    Morar em outro país é complicado ainda mais com um clima totalmente diferente, uma cultura diferente é complicado mesmo, mas depois você faz novas amizades, uma hora pode visitar sua familia ou eles a você e sim, o blog ajuda mesmo, para mim meu blog é o que me sustenta, me da força e alegria porque amo escrever, compartilhar minhas histórias enfim.
    Muito obrigada por também compartilhar um pouco da sua história comigo viu.
    Beijos e abraço grandeeee

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que texto lindo e forte! Eu também já passei por alguns momentos bem pesados, mas consegui superá-los. E, assim, a vida segue. Quanto mais pedras surgirem em nosso caminho, é importante dizermos para nós mesmos: "eu sou capaz de passar por elas de cabeça erguida porque a minha vida e o meu amor por ela é muito maior do que qualquer pedra"! Precisamos de coragem e de fé para seguirmos. Essas duas palavrinhas (fé e coragem) vieram em um momento bem difícil da minha vida, mas me ajudaram muito, tanto que elas estão tatuadas no meu pé direito! Tenha fé e coragem para ultrapassar essas pedras!

    Beijinhos e fé e coragem em sua vida!

    ResponderExcluir
  7. Que post lindo, Fernanda! Obrigada por esse misto de sinceridade e emoção! <3 Fico feliz por lê-lo sobretudo porque é um sinal de ainda está aqui conosco e teve forças para superar medos e aflições. Que Deus te abençoe hoje e sempre com muita força para que continue sempre adiante :) E parabéns pela coragem de expor tudo isso <3

    Beijos e excelente feriado!!
    Thaís

    ResponderExcluir
  8. Fer, nunca deixe de seguir em frente, só você sabe o tamanho da sua capacidade. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Fê,
    Muito obrigada pelas suas palavras e sim, temos que ter fé e coragem sempre.
    Beijo grandeee

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Thais,
    Eu acho muito importante as pessoas conhecerem e saberem de tudo isso para entenderem e quem sabe mudarem seu modo de pensar, se abrirem mais e ajudar a outros que podem estar passando por isso.
    Abraço grandeee
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Rafa, obrigadaaaaa de verdade
    Beijo e abraço grandeee

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fer. Eu também já sofri bullying e sei bem as marcas que ele deixa na nossa alma. Mas penso que somos os protagonistas de nossas próprias histórias, portanto somente nós mesmos podemos solucionar nossos conflitos. Um conselho amigo, um abraço sincero podem até nos ajudar, mas quem decide a nossa vida somos nós.
    Fico contente por saber o quão corajosa você foi ao fazer essa escolha. E desejo que a cada dia você seja mais feliz por ter feito ela.
    Desejo um "caminhão" de good vibes na sua vida!
    Abraços, baby. ♥

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Joy,
    Eu sei bem que ainda tenho uma luta para superar as feridas que ficaram, os traumas, porque não adianta negar e fingir que tudo é passado porque não é assim né então sim, ainda tenho uma batalha boa mas tenho fé que vou superar tudo o que vier.
    Obrigada pelas palavras e conselho viu
    Bjs e abraço grandeee

    ResponderExcluir

My Instagram