No meio da cidade agitada em São Paulo-SP tem um bairro cheio de verde, charmoso quase aos pés da Serra ali, do lado do Horto Florestal, um verdadeiro paraíso no meio do tumulto da cidade, um lugar gostoso de se passear e de onde ninguém quer sair ou ir embora.
Tremembé, que em tupi (Tirime'mbé "Tere-membé") significa alagadiço, é um distrito situado na zona norte da cidade de São Paulo.
O bairro do Tremembé, pertencente ao distrito homônimo, surgiu em 1890.
Nasceu do desmembramento da fazenda da família Vicente de Azevedo em chácaras e glebas médias, no final do século 19. Tudo indica que a sede da fazenda ficava na esquina da Avenida Nova Cantareira com a rua Maria Amália Lopes Azevedo, por isso o nome Fazendinha para a região. Na década de 1910 os filhos de Pedro Vicente de Azevedo e Maria Amália Lopes de Azevedo criaram a Cia Villa Albertina de Terrenos, dando início ao loteamento em moldes urbanos.
Devido a seu relevo e vegetação de pé da serra, que lembravam paisagens europeias, foi muito procurado por portugueses, italianos, alemães e eslavos no começo do século XX. Até recentemente tinha uma expressiva população de alemães. O restaurante Recreio Holandês, da família teuto-holandesa Van Enck, funcionou por 50 anos da Fazendinha, e era uma referência da Zona Norte em toda a cidade
Por um tempo, o bairro permaneceu relativamente isolado, devido ao relevo, e também porque a região norte da cidade foi a última a se desenvolver. Até os anos 1950, o principal acesso ao bairro se dava através da linha de trem, o Tramway da Cantareira, surgida em 1894 para auxiliar na construção dos reservatórios de água da cidade. A estação Tremembé era a penúltima, antes da estação Cantareira. A operação da linha de trem foi encerrada em 1964.
E no coração do bairro tem um pequeno shopping muito charmoso que nos convida a calmaria, a encontrar a paz no meio do tumulto e agito, mais que um lugar de compras, um lugar de lazer, de amizade, família onde há eventos, musica e muita alegria;
Fundado em 1997, O Shopping Boulevard - O Pátio resgata a cultura e história do Tremembé, um bairro com grande influência européia, sobretudo devido a descendência de portugueses, alemães e italianos.
Lá você encontra os amigos, ouve boa musica a noite enquanto come e tem um café charmoso e convidativo onde certa vez quando precisei descansar e recompor as energias sentei em uma das mesas debaixo do sol e a sensação mais perfeita para descrever é paz e calor, além de claro ter produtos lindos, únicos que você não vai encontrar em outro lugar, esse é um lugar que vale a pena conhecer,
[caption id="attachment_2072" align="aligncenter" width="800"]
Venha conhecer o Shooping O Patio se divertir e relaxar um pouco em meio ao tumulto da cidade que não para...
[caption id="attachment_2076" align="aligncenter" width="800"]
[caption id="attachment_2078" align="aligncenter" width="800"]
Conheça mais:
https://www.facebook.com/shoppingopatio
http://www.shoppingopatio.com.br
https://www.instagram.com/shoppingopatio/
Dia 21 vai ter um evento lá, a Volta Olímpica com atletas que ganharam medalhas olímpicas, vai ser domingo a partir das 11:00 da manhã e além desse teremos muitos outros eventos, um deles será na Primavera onde vão ser distribuídas no Shopping mudas de plantas e flores, venha conhecer, se encante, se apaixone você também, tenho certeza que não vai querer ir embora.
Esse post é parte do BEDA,
Abaixo você encontra os outros blogs que estão participando desse loucura toda:
Bairro Diario Dica
14 Comments
Que lugar mais charmosinho! Amei o estabelecimento de tijolinhos, amo tijolinhos! <3
ResponderExcluirLíley,
ResponderExcluirÉ lindo demais isso sim ehehehee venha conhecer, você vai amar.
Bjs
Sabe o que eu mais gosto em cidades assim ? A calmaria e a paz que a gente sente. Eu amo morar no Rio de Janeiro, amo o agito da cidade, amo a vida noturna e badalada que nós temos. Mas confesso, que de vez em quando precisamos de lugares assim, como tremembé para nos reencaixar nos eixos e voltar a se conectar com o que há de mais importante. Fugir do agito de vez em quando é muito bom. Adoro shoppings "pequnos" como esse e que tem mais coisas artesanais. Adoro demais, você não tem noção. Um café, com bolinho feito à mão, e coisas artesanais, me convidam de uma forma! Adorei o post. Quero ver mais dicas do lugar :)
ResponderExcluirQue lugar lindo, e cheio de novidades pra mim... rs Vi a foto, mas quando li que a placa era de um shopping, abismei de cara por ser aberto, ou parcialmente aberto, pelo que pareceu. Sem falar no barco... Aquilo parava sobre a água???? Medo!
ResponderExcluirJá tomei nota pra não esquecer de visitar o quanto antes!
Clara...
ResponderExcluirBom, primeiro...não sei se me entendeu mas, eu estou falando do Bairro Tremembé e não da cidade e do fato de existir um bairro assim bem no meio da cidade de São Paulo ehehehee
Sim, shoppings pequenos cada dia me encantam mais e mais e esse tem algo a mais é gostoso sabe, tem um clima familiar bom, a gente fica lá conversando, esquece da vida é algo maravilhoso mesmo.
Café...aaa esse é ainda melhor porque veio de uma doceira então imagine só as delicias ein? é ótimo mesmo.
Vai ter mais dicas sim, vai er evento no domingo e estarei lá para tirar fotos e contar como foi aguarde
Bjs
Jamile hahahahaa
ResponderExcluirMenina, nãooo né o barco é só uma escultura nunca foi para a aguá rsss
Shoppings abertos sempre me deixaram com um pé arás mas esse é tão diferente, tão confortável e gostoso que não tem como não amar, adoro ir lá, tenho vontade de ir, sentar, ficar batendo papo com as vendedoras, com todo mundo porque é bom demais...e as comprinhas de lá? aaa levo pra vida né.
Que bom que gostou, vem conhecer sim viu, vai amar.
Beijo grande
Que tanto de fotos bonitas! Que lugar mais bonito e cheio de verde!
ResponderExcluirBah, que vontade de conhecer!
Um beijão, Fêr. Tava com saudade de passar aqui!
Se cuida!
Beee
ResponderExcluirQue bom te ver aqui eheheee também fico mega feliz.
Vem conhecer sim, você vai amar, quem sabe consegue vir na Bienal, que eu não vou porque não posso levar livro e se eu for vou sair de lá com livros então, deixa quieto né hahahaaaa
Para ter ideia, o shopping daqui lembra um lugar antigo como em Paris por exemplo ou França, é só amor rsss
Beijo e baraçoooooooooo
Fiquei muito feliz de te ver aqui.
Fiquei com muita vontade de conhecer!! <3
ResponderExcluirErika,
ResponderExcluirEntão venhaaaaaaaa eheheee
Será muito bem vinda e vai amar com certeza
Bjs e abraço grandee
Uau que lugar mais lindo! E é super a minha cara, cheio de natureza, artesanatos hehehe... Dá uma sensação de paz de tranquilidade! Algumas coisas me lembram Morro de São Paulo aqui na Bahia! Beijocas sua linda!
ResponderExcluirNão conhecia esse lugar! Lindas fotos e encantador o local! Fiquei com vontade de conhecer! Pelo menos uma vez na vida!
ResponderExcluirTenho um sugestão de post: faça mais post assim quando puder ou mais curiosidades de lugares como esse que você foi, porque eu moro em São Paulo e nem sabia dessa cidadezinha!
www.universopraticofeminino.com
Aaaa quando puder venha conhecer, você vai amar com certeza Aline.
ResponderExcluirÉ exatamente assim, da uma sensação de paz e tranquilidade mas clarooo SP nunca tem paz absoluta né eheheheee
Bjs
Sabrina,
ResponderExcluirNão é cidade, é bairro eheheeee mas é grande que parece bairro mesmo e viu que era uma fazenda? pois, tem tudo quanto é bicho aqui rsss
Sim, acho que deveria mesmo fazer mais post assim, quem sabe consigo ainda né.
Muito obrigada.
Bjs